Jacaremoto

     Suas Dúvidas    


Óleo de moto é diferente? Sim!

Eqp vendas da FMV - Dist. Shell Advance - victortrajano@fmvbrasil.com.br

02/06/07  (#206)


      para aqueles ( muitos que mandam emails) que ainda têm duvidas quanto ao uso de oleo de carro em motos, mesmo sendo e marcas boas e conhecidas  ai vai um artigo  que pode ajuda-los muito.

Não usem oleo de carro mesmo que seja o mais moderno, sintetico etc.
Ele não foi desenvolvido para o seu motor, que tambem não foi criado para usar este oleo.
Use as especificações do fabricante Vejam bem ESPECIFICAÇÕES e não marca de oleo. Mas fiquem sempre com marcas conhecidas.

AVISO: VEJAM O NIVEL DO OLEO SEMPRE ANTES DE SAIR PELA MANHA E NÃO RODEM (EM MOTOS DE MENOS DE 400cc) POR MAIS DE 2000KM PARA TER SEMPRE UM BOM MOTOR.
      OLEO PARA MOTOS 4 TEMPOS  X  OLEO P/AUTOMÓVEL
  

                  São muitos os profissionais que acham que óleo é tudo a mesma coisa, ou seja,  é tudo igual. Será?
Acredito que se isto fosse verdade nenhuma fábrica de lubrificantes teria o trabalho de produzir óleos diferentes para Motocicletas com motor quatro tempos e para automóveis movido a gasolina, álcool, gás ou flex (4 tempos).Existem algumas diferenças fáceis de serem analisadas:
                  Motos possuem baixa refrigeração (principalmente no transito urbano) causando aumento na temperatura do lubrificante que pode chegar até 160º C. Em motos o mesmo lubrificante do motor é também o lubrificante das engrenagens da caixa e também da embreagem. Vale lembrar que nos automóveis temos um lubrificante para o motor um para caixa e outro para o diferencial (quando separado), e se a caixa e diferencial são  conjugados, necessita de outro lubrificante especial. A embreagem normalmente seca com acionamento hidráulico ( a óleo)  é também diferente nos automóveis.
                  Como podemos notar existem grandes diferenças de atividades para os lubrificantes de motos e de automóveis (mesmo sendo os dois com funcionamento a 4 tempos).Um equívoco em pensar que óleo é tudo igual pode causar muitos prejuízos que nem sempre são notados, pois são causados de maneira difícil de ser percebida. Mas profissionais que trabalham com motocicletas sabem que quando utilizam lubrificantes adequados os resultados principalmente na manutenção são claramente percebidos, por exemplo, o funcionamento suave da embreagem e sua durabilidade maior, além de uma notável melhora na performance do motor.

OBS.: Os óleos de motos têm, na sua maioria, a especificação básica 20W50 4T Moto (com desenho de uma moto na embalagem). Não se deixe enganar. Compre o óleo certo para a sua moto.

Colaboração da equipe de vendas da FMV Comercio e Distribuição Ltda – Distribuidor Shell Advance 4T MOTO - 31- 3389-8600.

Ver outras Dúvidas

Primeira Página